Intel Core i7-3960X (Sandy Bridge-E) E X79 Platform Preview
Havia muito a desejar sobre o lançamento da Intel Sandy Bridge no início deste ano. Single-threaded desempenho aumentou significativamente em qualquer freqüência dada. Sincronização rápida demonstrou domínio comandando mais de GPU baseada transcodificação da AMD e da Nvidia. E, embora eu não estava entusiasmado com o excesso de pagar extra para uma SKU K-series, um maduro processo de 32 nm facilmente facilitada clock aproximando 5 GHz no resfriamento do ar.
Combinados, todos estes atributos levaram os holofotes fora de velho da Intel (mas ainda capitânia) da interface LGA 1366. Mesmo os subseqüentes Core i7-990X refresh , que jogou seis núcleos e um clock maior no ringue, não foi capaz de superar o Core i7-2600k em cenários de teste suficiente para justificar o seu preço de US $ 1000. Muito mais rápido (e mais caro) Sandy Bridge-chip de base poderia satisfazer 95% de entusiastas por menos da metade do custo.
Qualidade real do projeto é resgatar Gulftown foi contar a sua vantagem núcleo, que brilhou com mais intensidade em aplicativos bem-threaded estação de trabalho. Mas, realmente, que foi muito bonito isso. Nós até fez um grande esforço para mostrar o X58 de 36 pistas PCI Express de vantagem não fosse 2,0 mais de 16 reais Sandy Bridge de faixas em configurações multi-GPU através de uma série de três partes exaustiva .
No final do dia, tivemos que quebrar a cabeça e me pergunto quantas pessoas estariam dispostas a gastar quase US $ 700 mais em Core i7-990X, quando Core i7-2600k já estava tão rápido, e custa US $ 315.
Mas o que se era possível para empinar o que originalmente feito Gulftown sexy no molde Sandy Bridge? Essa é exatamente a premissa por trás Sandy Bridge-E, prestes a se tornar o entusiasta orientada próxima plataforma, substituindo Gulftown e sua infra-estrutura LGA 1366.
O logotipo do nome original código interno para Sandy Bridge, antes de ser rebatizado
Mais importante do que o Sandy Bridge-E vai fazer na área de trabalho é o que ele vai se tornar no espaço do servidor. Verdadeiramente, este é um projeto destinado a conduzir Intel Xeon da família E5, composto de 1P, 2P, 4P e com capacidade partes.
A convenção de nomenclatura, Revisado
Por enquanto, Sandy Bridge-E deve chegar a entusiastas em três acabamentos diferentes: o Core i7-3960X, o Core i7-3930K, e os Core i7-3820.
Embora os nomes do modelo sugerem que a Intel pode considerar isso uma terceira iteração do seu núcleo micro-arquitetura, os decks de imprensa que eu vi claramente a lista de três novos Sandy Bridge E-peças como "i7s segunda geração Core."
Até agora, tivemos nomes cada vez mais confuso, batido sobre as nossas cabeças por que tantas empresas que a deselegância de "Core i7-3960X" salta para a direita fora. Intel Core i7-OK, o suficiente fácil que peça. O "3" é uma referência geracional, eo "960" é o número do modelo real. Aliás, 960 não parece se comparam favoravelmente à saída Gulftown baseado em 990. Mas a Intel realmente não se dar muito espaço de manobra lá.
Mesmo os sufixos carta são familiares até agora. O "X" no final de 3960X-família representa-a Intel Extreme Edition designação geralmente reservada para um SKU em um determinado momento no topo da pilha de desktop. O "K" no final da-3930K denota extremidade inferior, mas ainda multiplicador desbloqueado-modelos, também voltado para entusiastas. E o fato de que os ursos -3820 nenhum modificador sugere que ele vai seguir os passos do Core i7 e i5-2600-2500, oferecendo capacidades de overclocking limitada (um punhado de 100 MHz caixas acima e além da frequência Aumente top Turbo, se a história é qualquer indicação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário