sábado, 15 de outubro de 2011

Google e a Apple

A relação do Google e a Apple não é mais a mesma. Embora diversos serviços da gigante da web estejam nos dispositivos rodando iOS, todo mundo sabe que as empresas não se dão como antes (Eric Schmidt até deixou o conselho da Apple). E isso tende a piorar, tendo em vista que o Google está preparando um concorrente para o iTunes e a nuvem de músicas da Apple.


O jornal New York Times teve acesso a informações preliminares sobre o lançamento da loja de músicas do Google. Seria um local no qual as gravadoras podem colocar seus MP3s disponíveis para que qualquer usuário compre. Esta proposta te parece familiar? O iTunes, a loja de músicas da Apple, funciona da mesma maneira.
Comprar as músicas é apenas uma faceta do negócio que Google aparentemente pretende lançar. Feito isso, o internauta teria a opção tanto de escutar a música por meio de streaming, sem armazená-la no dispositivo que estiver usando, como fazer o download (o que implica ter mais espaço em disco). Ou escuta como se fosse uma rádio online, ou tem a música ali o tempo todo.

Para que tudo funciona nos conformes, o Google estaria testando ferramentas de DRM, aquela proteção de direitos autorais que atrela o arquivo de música digital à conta do usuário (do Google, nesse caso). A Apple abriu mão do DRM em muitas das canções disponíveis na iTunes faz alguns anos.

Enquanto isso, o Google Music continua em beta. O aplicativo e serviço permite que usuários enviem suas canções para a nuvem (somente em alguns países). Caso a loja do Google realmente saia, o próximo passo é copiar o iTunes Match, maneira que a Apple encontrou de legalizar as músicas baixadas de forma não-lícita pelos internautas — a empresa cobra US$ 25 anuais por isso.

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