domingo, 16 de outubro de 2011

O chipsét é mais importante do que o processador?

Quando se compra um novo micro, esse é um detalhe que passa despercebido pela grande maioria dos usuários, mas é um um ponto muito importante na configuração do PC. Basicamente, quando vai comprar, o usuário não se preocupa com o chipset de sua placa-mãe, apenas com o processador, memória e no nosso caso (gamers), com a placa de vídeo. O chipset é um detalhe muito importante, pois é ele que controla todos esses dispositivos.
O Chipset (significa grupo de chips) é o cérebro da placa-mãe, ele controla praticamente todo o hardware do PC. Geralmente uma placa-mãe possui seu chipset dividido em duas partes: "ponte norte" (north bridge) e "ponte sul" (south bridge). Veja a seguir as funções de cada uma dessas divisões:

Ponte Norte
O chip ponte norte é também chamado de MCH (Memory Controller Hub) é conectado diretamente ao processador e possui as seguintes funções:
● Controlador de Memória;
● Controlador do barramento AGP (se disponível);
● Controlador do barramento PCI Express x16 (se disponível);
● Interface para transferência de dados com a ponte sul.
Vale ressaltar que para processadores da AMD, como é o caso dos diversos modelos de Athlon 64, o controlador de memória está localizado no próprio processador, e não na ponte norte.

Ponte Sul
O chipset da ponte sul, também chamado ICH (I/O Controller Hub) é conectado à ponte norte e sua função é basicamente controlar os dispositivos on-board e de entrada e saída. Ela controla:
● Discos Rígidos (IDE ou SATA);
● Portas USB;
● Som on-board;
● Rede on-board;
● Barramento PCI;
● Barramento PCI Express (se disponível);
● Barramento ISA (se disponível);
● Relógio de Tempo Real (RTC);
● Memória de configuração (CMOS);
A ponte sul é também conectada a dois outros chips disponíveis na placa-mãe: o chip de memória ROM, mais conhecido como BIOS, e o chip Super I/O, que é o responsável por controlar dispositivos antigos como portas seriais, porta paralela e unidade de disquete.



Desempenho
Mas no que isso tudo influencia no desempenho do meu sistema? Em PCs equipados com processadores Intel a ponte norte é importantíssima, pois o processador não acessa diretamente a memória RAM ou a placa de vídeo.

A ponte norte funciona como intermediário no acesso do processador a estes dispositivos. Por causa disso, a ponte norte tem influência direta no desempenho do micro.

Se um chip de ponte norte tem um controlador de memória melhor do que outro, o desempenho geral do micro será melhor. Isto explica o motivo pelo qual duas placas-mãe voltadas para um mesmo processador, Core2Duo por exemplo, podem obter grandes diferenças no desempenho. Como o controlador de memória está na ponte norte, é este chip que limita o tipo e a quantidade máxima de memória que você pode instalar no seu micro.

Nos processadores AMD o controlador de memória está integrado no próprio processador, por isso quase não existe diferença de desempenho neste tipo de placa-mãe, nem diferença entre os tipos e as quantidades máximas de memória que podem ser utilizadas.

Porém existem diferenças nas placas-mãe, dependendo do modelo ou fabricante, onde em algumas placas temos mais “slots” para memória do que em outras, ou a voltagem de alimentação das memórias é diferente.

Já a ponte sul tem influência no desempenho do disco rígido, este componente não é tão crucial no que se refere ao desempenho geral do micro quanto o controlador de memória. Entretanto, a ponte sul tem mais a influencia as funcionalidades da placa-mãe tais como:

● Quantidade/velocidade das portas USB;
● Quantidade/tipo (IDE ou SATA) das portas dos discos rígidos/óticos que sua placa-mãe possui;
● O som on-board, sua qualidade, resposta, número de conectores de tipo analógico/coaxial;
● A rede on-board, número de conectores e sua velocidade.

Concluo que não tem mais nem menos importante, sendo que todas as peças funcionam em conjunto, e um bom conjunto é o que faz um bom desempenho. Não adianta um processador top, numa placa mãe com um chipset ruim, assim como não adianta em chipset bom com um processador fraco. E também que a escolha do Chipset é uma questão de extrema importância na aquisição de um PC/Placa-mãe novo(a), pois ele influencia diretamente o desempenho do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário