quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Water Cooler
Autor:Elio Farias
Tipo: Artigos
Última Atualização: 08 de outubro de 2003
Página: 1 de 1
Com a popularização de processadores de alto desempenho – que acabam por atingir temperaturas muito mais elevadas do que processadores que operam a clocks mais baixos – os fabricantes de coolers estão cada vez mais lançando soluções de alto desempenho para a refrigeração do processador. Uma dessas soluções é o water cooler, que usa água para refrigerar o processador (e eventualmente outras peças do interior do micro também).
A idéia de se usar água na refrigeração do processador não é nova, mas ultimamente vários novos produtos têm chegado ao mercado com preço relativamente acessível (um kit de water cooler Iceberg da Ahanix, www.ahanix.com, é encontrado pouco abaixo de US$ 100 nos EUA).
O princípio de funcionamento do water cooler é o mesmo do radiador usado nos automóveis. Trata-se de um sistema fechado contendo água onde uma bomba faz esta água circular. Quando passa pelo processador, a água se aquece e é levada para um radiador (também chamado trocador de calor). Neste radiador a água é esfriada, com o auxílio de uma ventoinha. A água sai fria e passa novamente pelo processador, realimentando o sistema.
clique para ampliar
Figura 1: Componentes do Water Cooler.
Na realidade, o sistema não usa água pura, mas sim água misturada com aditivo para radiadores de carros. Alguns fabricantes colocam ainda colorantes sensíveis à luz ultravioleta em seus aditivos, fazendo com que a água brilhe caso você tenha dentro do gabinete uma luz neon ultra violeta (luz negra), bastante popular entre os usuários que modificam o gabinete (case mod).
Existem vários modelos de water cooler no mercado. Em alguns deles o radiador é externo (fica do lado de fora do micro), em alguns ele é interno (fica preso na parte da frente do gabinete). Além disso, após você ter colocado o kit básico para refrigerar o processador, você pode aproveitar o mesmo radiador e bomba para refrigerar outras partes do micro. A maioria dos fabricantes fornece como opcionais water coolers para o chipset da placa-mãe, para o chip gráfico da placa de vídeo e para o disco rígido, para ser usado no mesmo sistema.
Se você está interessado em conhecer mais sobre este tipo de solução, sugerimos que você visite os sites dos fabricantes. Além da Ahanix, outro famoso fabricante é a Koolance (www.koolance.com). Também vale a pena dar uma olhada no site da Gainward (http://www.gainward.com) que acaba de lançar uma GeForce FX 5900 Ultra com water cooler, com peças opcionais para usar o water cooler para refrigerar também o processador e o chipset da placa-mãe.
É claro que um sistema desses não é para qualquer um, por conta do preço. O sistema water cooler é recomendado para os usuários que curtem overclock. Segundo o site da Ahanix, com o Iceberg é possível reduzir a temperatura de um Pentium 4 de 47º C para 34º C, o que com certeza permite um nível de overclock maior do que o normalmente atingido usando coolers convencionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário